Caixa Separadora de Água e Óleo (CSAO): Modelos, Especificações Técnicas e Funcionamento

Caixa Separadora de Água e Óleo

Existem vários modelos de Caixa Separadora de Água e Óleo esta, em alvenaria com tampas de ferro, possui cinco compartimentos para melhor represar o óleo, areia e detritos.





Especificações técnicas e legislação:

  • ABNT NBR 14605-2/2010
  • Portaria CONAMA 357/2005
    Resolução CONAMA 430/2011
  • Consulte também a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do seu município





Neste artigo você encontra:




PARA QUE SERVE E COMO FUNCIONA A CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO - CSAO

A principal função de um Separador de Água e Óleo (SAO) ou Caixa Separadora de Água e Óleo (CSAO) é preservar o meio ambiente garantindo que o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) misturado a detritos sólidos como terra e areia sejam retidos neste equipamento ambiental.

Estes resíduos, transportados pela água utilizada na lavagem de veículos ou do piso da oficina mecânica, são direcionados até a Caixa Separadora através de canaletas que contornam a área do posto de lavação ou da oficina mecânica.

Devido à retenção destes resíduos, classificados como perigosos, nos compartimentos da SAO ou CSAO possibilita-se a coleta e destinação final ambiental, por meio de empresa especializada e autorizada para este fim.

Dessa forma, é importante salientar que uma CSAO não tem a função de armazenar indefinidamente a mistura de óleo lubrificante, detritos sólidos e água, como muitas pessoas pensam, nem a de realiza qualquer tratamento desta mistura.

Portanto, nos compartilhamentos da CSAO, ocorre de forma natural a separação entre o óleo, a água e detritos, pois esses elementos não são miscíveis e apresentam diferença de densidade.

O óleo lubrificante usado, sendo menos denso que a água, se posiciona na parte superior dos compartimentos da Caixa Separadora, flutuando sobre a água e, por este motivo, pode ser direcionado para um compartimento dedicado, nesta situação o óleo usado vai ficando armazenado nos compartimentos da SAO enquanto a água flui livremente para fora da Caixa Separadora, direcionada pela tubulação estrategicamente posicionada entre os compartimentos, facilitando esse processo.

Finalmente, é crucial considerar os detergentes e desincrustantes (sabões) utilizados na lavagem de veículos ou do piso da oficina mecânica, os quais entram na CSAO diluídos na água. Para esses produtos, visto que são carreados pela água que flui para fora da Caixa Separadora e podem prejudicar o meio ambiente, os limites são estabelecidos na Autorização Ambiental do empreendimento emitida pela Secretaria Ambiental competente e devem ser confirmados por meio de respectivos laudos de Análise Físico/Químico do efluente, conforme o período determinado pela SMMA, sob as normas das NBR e a Resolução CONAMA 430/2011. Portanto, é recomendável o uso do bom senso e a correta diluição desses produtos.


Leia o artigo: Como utilizar os produtos de lavagem automotiva pois o uso incorreto
de detergentes, xampus, desincrustantes afetam diretamente a CSAO!



PROJETO E CONSTRUÇÃO DA CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO



A função principal deste equipamento é a de proteção do meio ambiente evitando com que o óleo lubrificante usado ou contaminado, seja ele proveniente da limpeza do piso da oficina ou da lavação de veículos, motores e peças, bem como por derramamento de óleo motivado por acidente ou negligência, alcancem o solo, rios ou a água subterrânea. 

Deste modo, a Caixa Separadora de Água e Óleo deve ser projetada para atender às necessidades específicas do seu empreendimento, atender as Norma NBR e Resoluções do CONAMA. 

Lembrando que este equipamento Separador de Água e Óleo - SAO requer limpezas periódicas que são realizadas por empresas terceiras coletoras de resíduos contaminados que geralmente cobram pelo volume da CSAO, portanto se o equipamento for subdimensionado para a necessidade do seu empreendimento serão necessárias limpezas mais frequentes, ou se o dimensionamento for muito maior do que o seu empreendimento necessita o custo da limpeza também será maior.



Não se deve encaminhar para este equipamento, de forma nenhuma, outros poluentes químicos como solventes, tintas, solução de baterias, líquido de arrefecimento de motores ( etilenoglicol ) e borras diversas!  Tais poluentes comprometem o laudo físico/químico que deverá ser apresentado à respectiva SMMA caso solicitado.



Antes de projetar e construir a sua CSAO, recorra à Secretaria de Meio Ambiente do seu município e verifique se há projetos definidos para a construção, quais são as exigências ambientais e a legislação a ser seguida definidas por este órgão ambiental!



Existem vários modelos e tamanhos de CSAO, mas a mais prática e funcional é a que apresentamos abaixo.

Trata-se de projeto em alvenaria, construída abaixo do piso, dividida em compartimentos sendo que o interior de cada compartilhamento deve ser impermeável, geralmente com cimento "queimado" ou "alisado". 


A tubulação interna, preferencialmente, deve ser em PVC 100 mm e não se deve colar os "joelhos". A instalação deve ser feita em área coberta e não deve receber, de forma alguma, outras fontes de água que não exclusivamente das áreas acima mencionadas.

Importante: Nesta condição, as canaletas que levam o efluente para o Separador de Água e Óleo - SAO também devem estar em áreas cobertas para evitar a coleta indevida de água de chuva por exemplo. As dimensões dependem do fluxo do efluente recebidos das lavações acima mencionadas e normalmente são fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do município.



CUIDADOS NO PROJETO E CONSTRUÇÃO DA CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO



As tampas de cada compartimento devem ter o maior dimensionamento possível para facilitar o processo de lavagem deste equipamento;

Conforme a sujidade dos veículos lavados em postos de lavagem, predominando terra e areia, considerar a construção do primeiro compartilhamento maior que os demais para evitar que a tubulação seja obstruída por estes resíduos sólidos e prejudique o fluxo do sistema.

A tubulação de saída do primeiro compartimento para o segundo deve ser mais curto no lado do primeiro compartimento. O motivo é que o primeiro compartimento recebe e armazena resíduos sólidos como areia, terra, e outros materiais que podem obstruir esta saída facilmente.

Em algumas CSAO existe um reservatório ( ... outro compartimento)  para óleo usado que, na prática não são funcionais, devido ao alto custo da mão de obra de equipes de manutenção interna ou externa e a quantidade armazenada ser pequena. Avalie se no seu caso este reservatório é interessante ou não e a forma de instalação.



REQUISITOS FUNCIONAIS A SEREM ATENDIDOS PARA A CAIXA SAO

Uma CSAO com dimensionamento inadequado em relação a quantidade de efluente gerado no empreendimento tende a apresentar dois problemas:

Lavação de CSAO!

Serviço de lavação da CSAO com sucção dos resíduos contidos nos compartimentos.

1. Caso muito pequena, o primeiro compartimento tende ser preenchido com resíduos sólidos: areia, panos, buchas, peças e outros que acabam por impedir ou reduzir o fluxo do efluente tendo que ser providenciada a limpeza deste compartimento.

2. Caso muito grande, e levando em conta a necessidade periódica deste equipamento ambiental, o custo para a retirada da areia com detritos e a lavagem das paredes internas desta CSAO será muito elevado, visto a quantidade de efluente que deve ser descartado por empresa devidamente autorizada em aterro industrial.



As tubulações estão corretamente instaladas e sem partes quebradas ou incompletas?

As tubulações internas que interligam os compartimentos da Caixa Separadora de Água e Óleo tem papel importante no funcionamento.

Caso as mesmas se apresentem quebradas, soltas ou até mesmo faltantes, deve-se realizar a manutenção das mesmas. Qualquer anomalia nesta tubulação impacta enormemente no funcionamento geral deste equipamento e principalmente na função principal que é a de represar o óleo lubrificante dentro dos compartimentos.



Há despejo de águas pluviais provenientes da cobertura, nas canaletas do sistema CSAO?

As canaletas coletoras que encaminham o efluente para a CSAO devem estar sob proteção de cobertura (telhado) e não podem receber outras águas que não sejam específicas da lavação de veículos, de peças ou do piso da oficina mecânica. Portanto outros tipos de despejos, como o de calhas e rufos de telhados são proibidos visto quer tais vazões devem ser dirigidos para os dutos de água pluvial, visto que o destino do efluente de CSAO deve obrigatoriamente ser dirigido para a rede de esgoto.



Há reuso da água no posto de lavagem de veículos?

Importante ponto de economia financeira e ambiental é o reuso da água servida para a lavagem de veículos!

Os sabões, detergentes e desincrustante estão sendo utilizados conforme recomendações do fabricante?

Uso inadequado dos produtos de limpeza

Uso inadequado dos produtos para a lavação oneram o custo do serviço e podem prejudicar a pintura dos veículos.

O detergente e desincrustante utilizados no posto de serviço para a lavagem de veículos devem obedecer a correta diluição informada pelo fabricante do produto.

Tal recomendação atendida significa a economia e eficiência do produto bem como o correto uso do produto, veja o processo de lavação Sinner constante deste artigo, evitará danos nos veículos lavados.



Há despejo de outros produtos no sistema? (solventes, querosene, tintas, outros)

A Caixa Separadora de Água e Óleo destina-se exclusivamente para a mistura de água e óleo. Outros produtos podem prejudicar o sistema e a eficiência do conjunto bem como alterar significativamente a análise físico/química do efluente elevando seus índices para além do limite proposto nas exigências ambientais e por conseguinte não ser aceito pelo órgão ambiental competente.



Há acompanhamento por colaborador responsável durante a limpeza da Caixa Separadora Água e Óleo?

A limpeza do sistema Caixa Separadora de Água e Óleo é um ato importante para o bom funcionamento do conjunto. Portanto o acompanhamento interno da empresa contratada para o serviço é fundamental. Deve-se exigir que na lavação do equipamento, além da simples coleta do efluente, as paredes dos compartimentos sejam lavados com água pressurizada e com isto sejam eliminados totalmente os resíduos incrustados para atender a mais um período de uso.



Documentação ambiental da limpeza e destinação do efluente!

A empresa responsável pela limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo deve apresentar a sua respectiva Licença de Operação Ambiental, na qual exista a autorização para a execução do serviço e destinação adequada do efluente, bem como emitir o Certificado de Destinação Final do efluente coletado.





COMO FAZER A MANUTENÇÃO DA CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

Este equipamento deve receber alguns cuidados, como:

Limpezas da Caixa Separadora de forma regular e com coleta do efluente e dos sólidos retidos por empresa certificada ambientalmente, geralmente a Licença de Operações emitido pela própria Secretaria do Meio Ambiente e também o fornecimento da Nota Fiscal do serviço e Certificado de Destinação Final para o efluente contaminado com óleo que foi recolhido.

Análises físico-químicas regulares para certificar que o efluente de saída está nos padrões ambientais exigidos. Compõe basicamente está análise os seguintes itens: PH, óleos e graxas, sólidos sedimentares, DBO, DQO e Surfactantes. Lembrando que esta análise é solicitada na renovação da sua Autorização de Funcionamento Ambiental junto a Secretaria do Meio Ambiente.

Laudo Físico Químico de CSAO

Após a limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo, com os compartimentos ainda vazios, realizar a vistoria da estrutura para prevenir vazamento que podem gerar passivos ambientais sujeitos a multa e recuperação da área degradada.



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