Melhores Práticas Ambientais Para Oficinas Mecânicas


Recomendo assistir a apresentação abaixo!
Utilizamos a tecnologia PREZI.



As respostas para as questões abaixo indicarão se a sua oficina mecânica é ambientalmente correta ou se você precisa do Programa Melhores Práticas Ambientais!

  • Sua empresa é assessorada nas questões ambientais ?


    A assessoria, como em todos os ramos do negócio, visa ajudar e facilitar a implantação de processo para alavancar a empresa. Na questão ambiental não é diferente! 

    Um profissional qualificado e com experiência na área será mais assertivo indo "direto ao ponto", identificando as necessidades ambientais tanto de documentação ambiental quanto para o correto descarte dos resíduos gerados utilizando-se das tecnologias disponíveis, como o coprocessamento de resíduos contaminados em substituição do aterro industrial, o logística reversa que não onera a empresa, a reciclagem que reduz a extração de recursos naturais, dentre outras.


  • A Autorização Ambiental de Funcionamento - AFU está dentro da validade e o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS está sendo executado ?


    A documentação ambiental é uma exigência legal e deve estar em ordem!
    As licenças ambientais e o PGRS documentam e demonstram como o empreendimento trata os resíduos e como estes resíduos são encaminhados para reduzir os possíveis impactos ambientais.


  • Os seus colaboradores realizam corretamente a segregação dos resíduos gerados ?


    A corresponsabilidade ambiental é determinada por lei! 
    Portanto, todos os colaboradores também são responsáveis pelos resíduos gerados, tanto pelos resíduos mais comuns como o papel, plásticos e papelão quanto com os mais perigosos como o óleo lubrificante, a água do radiador ( etilenoglicol ), solventes, detergentes e outros.

    Para a perfeita segregação, ou separação dos resíduos, é necessário conscientizar os colaboradores sobre a coleta seletiva de resíduos e deste modo destinar adequadamente cada um dos resíduos promovendo a redução da geração, a reutilização do que seja possível e, finalmente, a reciclagem que tanto ajuda o meio ambiente.


  • Os resíduos gerados são encaminhados por empresas certificadas e estas lhe fornecem o Certificado de Destinação Final ?


    Bem como as adequadas documentações ambientais do empreendimento, as empresas coletoras de resíduos também devem apresentar as suas documentações e fornecer os certificados que garantem que os resíduos coletados na sua empresa estão sendo encaminhados adequadamente.


  • Sua empresa valora os resíduos para fazer frente aos custo ambientais ?


    Muitos resíduos são valorados no mercado da reciclagem. 

    Como exemplo cito o chumbo de balanceamento de rodas.  O nosso país não produz o suficiente para atender o próprio mercado consumidor e a reciclagem deste material é muito importante e bem valorado por empresas que fabricam o mesmo produto ou baterias automotivas.

    Outro item importante é o óleo lubrificante usado.  Apesar de ser um resíduo perigoso a sua reciclagem é viável pelo rerefino o qual o transforma em óleo básico para o fabrico de óleo lubrificante novo.


  • Você sabe o que é e usa a logística reversa ?


    Basicamente a logística reversa é um acordo entre empresas fabricantes com agentes do governo e tem como o objetivo  o recolhimento, por parte dos fabricantes, dos produtos ou embalagens pós consumo postos no mercado, promovendo a redução de resíduos e a reciclagem.

    A logística reversa é uma alternativa de encaminhar resíduos como: embalagem tetrapak, frascos de óleo pós consumo, lâmpadas, pilhas e baterias, eletrônicos e diversos outros sem custo e com o recebimento da documentação ambiental adequada.


  • Qual a forma de destinação de resíduos contaminados com óleo lubrificante usado ?


    Estopas, panos, filtros de óleo usados, papelão com óleo e outros são todos classificados como resíduos perigosos.
    Deste modo, temos duas opções para destinar estes resíduos, o aterro industrial ou o coprocessamento. 

    Caso a escolha for destiná-los para um aterro industrial, este resíduo será disposto em área controlada mas a corresponsabilidade da sua empresa é compartilhada com a empresa que administra este aterro até o desaparecimento deste resíduo.

    Já o coprocessamento é a opção mais recomendada devido a destruição do resíduo através da queima controlada em fornos de companhias fabricantes do cimento. Também, a fuligem gerada no processo e retidas nos filtros dos fornos são incorporadas no cimento não causando perigo para o meio ambiente.


  • Sua empresa realiza conscientizações ambientais para seus colaboradores ?


    Conscientizações internas são importantes e necessárias para apresentar as situações que afetam o meio ambiente e o que as pessoas podem fazer para minimizar a poluição ambiental.

    O simples fato dos colaboradores conhecerem as tratativas que a sua empresa está empregando para que os resíduos gerados não afetem negativamente o ambiente já propicia uma mudança de postura destes na empresa e nas suas residências.

    Uma pergunta que costumo fazer nas conscientizações ambientais é: Você costuma levar o lixo produzido na sua casa para fora, certo!  Mas, aonde é o lado de fora do planeta Terra?


  • Os 5 Sensos da Qualidade estão implantados ?


    Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Autodisciplina!

    Lembram-se dos torcedores japoneses limpando os estádios de futebol após os jogos da Copa? 

    Pois é!  Aplicar os 5S´s é uma questão de costume e de fácil aplicação.  Ajuda o desenvolvimento de uma cultura voltada para a qualidade, com mais produtividade e com menos esforço.


  • Sua empresa tem os equipamentos ambientais apropriados e identificados ?


    A utilização de equipamentos adequados para cada resíduo e devidamente identificados é de suma importância para a correta separação dos resíduos, para o correto encaminhamento destes resíduos, para evitar a poluição, a proliferação de vetores.


  • Pratica os 3 R´s - Redução, Reuso e Reciclagem ?


    Os 3Rs são importantes para a Coleta Seletiva de resíduos e contribui para a redução da extração dos recursos naturais já escassos.

    Mas, um "R" ainda falta acrescentar, o "R" de Repensar.
    Repensar as nossas atitudes, repensar o nosso consumo, priorizar o que é fabricado perto da sua casa ou empresa, promover o comércio local.



Caso suas respostas tenham sido positiva para todos os itens, parabéns!





Mas, caso a situação não tenha sido favorável, estamos prontos para lhe ajudar e juntos preservar o meio ambiente para a nossa e para as futuras gerações.





Contatos: (41) 3598.6964 (41)99956.9964 [email protected]
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa