Caixa Separadora de Água e Óleo

A Caixa Separadora de Água e Óleo é um equipamento ambiental importante e obrigatório para a oficina mecânica e lavajatos!


Especificações técnicas e legislação:
ABNT NBR 14605-2/2010
Portaria CONAMA 357/2005
Resolução CONAMA 430/2011

Consulte também a Secretaria Municipal do Meio Ambiente




PARA QUE SERVE E COMO FUNCIONA A CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO - CSAO

A função principal de uma CSAO, ou simplesmente Separador de Água e Óleo - SAO, é a de represar o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) que está misturado com água, recolhidos através de canaletas que circundam as áreas da oficina mecânica, do lavajato de automóveis, da lavagem de motores e peças mecânicas, de funilarias e de postos de combustíveis, deixando com que somente a água possa sair e encontrar a rede de esgoto.






Portanto, uma CSAO não é um equipamento para armazenamento do efluente ( ... ou da mistura do óleo com a água ) e também não faz qualquer tipo tratamento da mistura óleo e água. A separação e armazenamento do óleo da água se faz pelo princípio químico da não-missividade ( ... não misturam ) dos elementos óleo e água, e também da diferença de densidade entre os dois elementos. Sendo o óleo menos denso que a água, este é conduzido para a superfície da água propiciando o armazenamento no interior da CSAO e a água tem fluxo livre de saída da CSAO com destino exclusivo para a rede de esgoto.

Para entender melhor, podemos comparar a CSAO como um filtro, aonde as impurezas ( o óleo lubrificante usado, areia e detritos ) ficam retido no equipamento e a água é liberada.

Leia o artigo: Como utilizar os produtos de lavagem automotiva pois o uso incorreto
de detergentes, xampus, desincrustantes afetam diretamente a CSAO!



PROJETO DE CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

Importante: A função principal deste equipamento é a de proteção do meio ambiente evitando com que o óleo lubrificante usado ou contaminado, seja ele proveniente da limpeza do piso da oficina ou da lavação de veículos, motores e peças, bem como por derramamento de óleo motivado por acidente ou negligência, alcancem o solo, rios ou a água subterrânea.  Deste modo, a Caixa Separadora de Água e Óleo deve ser projetada para atender às necessidades específicas do seu empreendimento, atender as Norma NBR e Resoluções do CONAMA.  Lembrando que este equipamento Separador de Água e Óleo - SAO requer limpezas periódicas que são realizadas por empresas terceiras coletoras de resíduos contaminados que geralmente cobram pelo volume da CSAO, portanto se o equipamento for subdimensionado para a necessidade do seu empreendimento serão necessárias limpezas mais frequentes, ou se o dimensionamento for muito maior do que o seu empreendimento necessita o custo da limpeza também será maior.

Não se deve encaminhar para este equipamento, de forma nenhuma, outros poluentes químicos como solventes, tintas, solução de baterias, líquido de arrefecimento de motores ( etilenoglicol ) e borras diversas!

Antes de projetar e construir a sua CSAO, recorra à Secretaria de Meio Ambiente do seu município e verifique as exigências ambientais e legislação definidas por este órgão ambiental!


Existem vários modelos e tamanhos de CSAO, mas a mais prática e funcional é a que apresentamos abaixo.

Trata-se de uma construção em alvenaria, construída abaixo do piso, dividida em compartimentos sendo que o interior de cada compartilhamento deve ser impermeável, geralmente com cimento "queimado" ou "alisado". 

Existem projeto aprovados e construídos com manilhas de esgoto e bombonas plásticas. A tubulação interna, preferencialmente, deve ser em PVC 100 mm e não se deve colar os "joelhos". A instalação deve ser feita em área coberta e não deve receber, de forma alguma, outras fontes de água que não exclusivamente das áreas acima mencionadas.

Importante: Nesta condição, as canaletas que levam o efluente para o Separador de Água e Óleo - SAO também devem estar em áreas cobertas para evitar a coleta indevida de água de chuva por exemplo. As dimensões dependem do fluxo do efluente recebidos das lavações acima mencionadas e normalmente são fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do município.



CUIDADOS NA CONSTRUÇÃO DA CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

  • As tampas de cada compartimento devem ter o maior dimensionamento possível para facilitar o processo de lavagem deste equipamento;

  • Conforme a sujidade dos veículos lavados em postos de lavagem, predominando terra e areia, considerar a construção do primeiro compartilhamento maior que os demais para evitar que a tubulação seja obstruída por estes resíduos sólidos e prejudique o fluxo do sistema.

  • A tubulação de saída do primeiro compartimento para o segundo deve ser mais curto no lado do primeiro compartimento. O motivo é que o primeiro compartimento recebe e armazena resíduos sólidos como areia, terra, e outros materiais que podem obstruir esta saída facilmente.

  • Em algumas CSAO existe um reservatório ( ... outro compartimento)  para óleo usado que, na prática não funciona no sentido de uso, devido ao alto custo da mão de obra de equipes de manutenção interna ou externa e a quantidade armazenada ser pequena. Avalie se no seu caso este reservatório é interessante ou não e a forma de instalação.





REQUISITOS FUNCIONAIS A SEREM ATENDIDOS PARA A CAIXA SAO


Uma CSAO com dimensionamento inadequado em relação a quantidade de efluente gerado no empreendimento tende a apresentar dois problemas:

  • Caso muito pequena, o primeiro compartimento tende ser preenchido com resíduos sólidos: areia, panos, buchas, peças e outros que acabam por impedir ou reduzir o fluxo do efluente tendo que ser providenciada a limpeza deste compartimento.

  • Caso muito grande, e levando em conta a necessidade periódica deste equipamento ambiental, o custo para a retirada da areia com detritos e a lavagem das paredes internas desta CSAO será muito elevado, visto a quantidade de efluente que deve ser descartado por empresa devidamente autorizada em aterro industrial.


As tubulações estão corretamente instaladas e sem partes quebradas ou incompletas?

  • As tubulações internas que interligam os compartimentos da Caixa Separadora de Água e Óleo tem papel importante no funcionamento. Caso as mesmas se apresentem quebradas, soltas ou até mesmo faltantes, deve-se realizar a manutenção das mesmas. Qualquer anomalia nesta tubulação impacta enormemente no funcionamento geral deste equipamento e principalmente na função principal que é a de represar o óleo lubrificante dentro dos compartimentos.


Há despejo de águas pluviais provenientes da cobertura, nas canaletas do sistema CSAO?

  • As canaletas coletoras que encaminham o efluente para a CSAO devem estar sob proteção de cobertura (telhado) e não podem receber outras águas que não sejam específicas da lavação de veículos, de peças ou do piso da oficina mecânica. Portanto outros tipos de despejos, como o de calhas e rufos de telhados são proibidos visto quer tais vazões devem ser dirigidos para os dutos de água pluvial, visto que o destino do efluente de CSAO deve obrigatoriamente ser dirigido para a rede de esgoto.


Há reuso da água no posto de lavagem de veículos?

  • Importante ponto de economia financeira e ambiental é o reuso da água servida para a lavagem de veículos!


Os sabões, detergentes e desincrustante estão sendo utilizados conforme recomendações do fabricante?

  • O detergente e desincrustante utilizados no posto de serviço para a lavagem de veículos devem obedecer a correta diluição informada pelo fabricante do produto.

    Tal recomendação atendida significa a economia e eficiência do produto bem como o correto uso do produto, veja o processo de lavação Sinner constante deste artigo, evitará danos nos veículos lavados.


Há despejo de outros produtos no sistema? (solventes, querosene, tintas, outros)

  • A Caixa Separadora de Água e Óleo destina-se exclusivamente para a mistura de água e óleo. Outros produtos podem prejudicar o sistema e a eficiência do conjunto bem como alterar significativamente a análise físico/química do efluente elevando seus índices para além do limite proposto nas exigências ambientais e por conseguinte não ser aceito pelo órgão ambiental competente.


Há acompanhamento por colaborador responsável durante a limpeza da Caixa Separadora Água e Óleo?

  • A limpeza do sistema Caixa Separadora de Água e Óleo é um ato importante para o bom funcionamento do conjunto. Portanto o acompanhamento interno da empresa contratada para o serviço é fundamental. Deve-se exigir que na lavação do equipamento, além da simples coleta do efluente, as paredes dos compartimentos sejam lavados com água pressurizada e com isto sejam eliminados totalmente os resíduos incrustados para atender a mais um período de uso.


Documentação ambiental da limpeza e destinação do efluente!

  • A empresa responsável pela limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo deve apresentar a sua respectiva Licença de Operação Ambiental, na qual exista a autorização para a execução do serviço e destinação adequada do efluente, bem como emitir o Certificado de Destinação Final do efluente coletado.






COMO FAZER A LIMPEZA DA CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO

Este equipamento deve receber alguns cuidados, como:

  • Limpezas da Caixa Separadora de forma regular e com coleta do efluente e dos sólidos retidos por empresa certificada ambientalmente, geralmente a Licença de Operações emitido pela própria Secretaria do Meio Ambiente e também o fornecimento da Nota Fiscal do serviço e Certificado de Destinação Final para o efluente contaminado com óleo que foi recolhido.

  • Análises físico-químicas regulares para certificar que o efluente de saída está nos padrões ambientais exigidos. Compõe basicamente está análise os seguintes itens: PH, óleos e graxas, sólidos sedimentares, DBO, DQO e surfactantes. Lembrando que esta análise é solicitada na renovação da sua Autorização de Funcionamento Ambiental junto a Secretaria do Meio Ambiente.

    Laudo Físico Químico de CSAO

  • Após a limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo, com os compartimentos ainda vazios, realizar a vistoria da estrutura para prevenir vazamento que podem gerar passivos ambientais sujeitos a multa e recuperação da área degradada.




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