COMO ESCOLHER EMPRESA COLETORA DE RESÍDUOS PARA A OFICINA MECÂNICA

Proposta para Coleta de Resíduos



Vários são os aspectos que devem ser listados para a escolha das empresas que irão realizar a coleta dos resíduos gerados dentro da sua empresa.

O quê? Ficou incomodado com o termo “escolha das empresas”?

Mas é isto mesmo! A gestão adequada dos resíduos da sua empresa não pode ficar a cargo de apenas uma empresa coletora de resíduos.

Também, não dá para pensar que apenas colocando os seus resíduos na calçada para a coleta pública estes resíduos desapareceram num piscar de olhos!

Lembrando que há legislação sobre a destinação de resíduos para a coleta pública.

Em Curitiba, por exemplo, não é permitido a disposição para coleta pública acima dos 600 litros por semana, somando as coletas semanais de lixo com a coleta do lixo que não é lixo.

Lembre que sua empresa deve atender às exigências ambientais com a apresentação da documentação apropriada para a renovação do seu PGRS ou da Licença ou Autorização Ambiental de Funcionamento do seu empreendimento, assim é necessário que destine adequadamente os resíduos que são gerados na sua oficina mecânica para empresas certificadas pelos órgãos ambientais.

Veja a quantidade de resíduos que normalmente são gerados numa oficina:


PERIGOSOS e CONTAMINADOS:
Filtros de óleo, ar e combustíveis, estopas, panos, borras diversas, varrição da oficina, borrachas e correias, tubos e frascos de produtos químicos, fitas adesivas, EPI´s, óleo combustível usado ou contaminado, solventes, lubrificantes, pneus, lâmpadas,baterias automotivas e outros;


RECICLÁVEIS:
Caixas de papelão e papéis limpos, plásticos e peças plásticas geral, peças mecânicas em geral, tambores, bombonas plásticas,ferramentas, acessórios e outros
Para cada um destes resíduos perigosos, contaminados ou recicláveis, há uma destinação final adequada, tanto ambiental quanto econômica.

Conhecer este fato é fundamental para que a sua empresa não desperdice recursos que poderão ser usados, para atender custos como: documentações ambientais, equipamentos ambientais, promover a sustentabilidade, ou até mesmo às exigências de clientes que buscam empresas ambientalmente corretas!

Mas, porque não posso destinar os meus resíduos para apenas uma empresa?

A ideia é utilizar os recursos disponíveis no mercado e apenas pagar o que é realmente indispensável.


A logística reversa é um exemplo destes recursos que não gera custos para a sua oficina mecânica.

Veja alguns dos itens relacionados acima que podem ser encaminhamos corretamente, com documentação ambiental adequada e sem prejudicar o meio ambiente: Pneus, vidros e para-brisas, frascos de óleo, pilhas e baterias, lâmpadas prediais, isopor, eletrônicos, banners e até mesmo bitucas de cigarro.

Por outro lado, quando é necessário pagar para destinar corretamente os resíduos contaminados ou perigosos, devemos contratar empresas que coletam estes resíduos e os encaminham, preferencialmente, para o coprocessamento que é a forma ambientalmente correta, cessando a corresponsabilidade do gerador por qualquer dano ambiental que possa ocorrer depois da coleta.



COMO AS OFICINAS MECÂNICAS COM PORTE REDUZIDO DEVEM ARMAZENAR E ENCAMINHAR SEUS RESÍDUOS?


Vamos considerar oficinas mecânicas com porte reduzido as oficinas mecânicas ou auto centros que gerem até 600 passagens mensais de clientes para manutenções em seus veículos ou que não usufruam de espaço físico apropriado para o armazenamento e a coleta dos seus resíduos ou a adequada logística interna de terceiros para realizar a coleta dentro do seu empreendimento.


Neste grupo específico identificamos uma quantidade menor de resíduos gerados e a dificuldade para encontrar empresas coletoras de resíduos que os atendam de forma adequada e até mesmo personalizada.


Então, para escolher a empresa coletora de resíduos, sejam eles perigosos, contaminados ou recicláveis, que melhor se enquadre às suas necessidades devemos considerar os seguintes aspectos:



1. A ESTRUTURA DA OFICINA MECÂNICA COM PORTE REDUZIDO:

  • ESPAÇO FÍSICO REDUZIDO: Nestas oficinas geralmente o local aonde são armazenados os resíduos gerados, denominado tecnicamente de Depósito Intermediário de Resíduos - DIR, fica localizado nos fundos do empreendimento.

    Esta condição, alinhada a outras, causam alguns problemas, como: acesso de terceiros para coleta de resíduos em áreas que geralmente deveria ser restritas aos colaboradores internos, maior distância desta área até o veículo utilitário do coletor, transporte dos resíduos internamente com possibilidade e causar danos nos veículos em manutenção, sujeira no piso da oficina, dentre outros.

    Sabemos que a faxada do seu empreendimento é o cartão de visitas para o seu cliente, mas a melhor situação para evitar problemas é posicionar o DIR mais próximo possível da entrada do seu empreendimento. Isto ajudará você a administrar melhor este problema.
    Importante: esta condição também é verdadeira para a instalação da Caixa Separadora de Água e Óleo - CSAO, pois há a necessidade da lavação deste equipamento com a devida periodicidade.

    Leia o artigo: A CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO NA PRÁTICA

  • VEÍCULO UTILITÁRIO DA EMPRESA COLETORA DE RESÍDUOS PERIGOSOS, CONTAMINADOS OU RECICLÁVEIS:

    A impossibilidade do estacionamento do veículo utilitário da empresa coletora de resíduos na sua rua e, preferencialmente, em frente ao seu empreendimento, e a dificuldade de manobra do veículo utilitário do coletor no pátio da oficina mecânica ou do auto centro.
    Portanto, nossa sugestão para a seleção da empresa coletora é exigir a o atendimento da sua oficina mecânica com veículos utilitários coletores de pequena ou média capacidade.

    Dentro da sua empresa estes utilitários de carga poderão utilizar um box de serviço vazio, ou uma vaga de estacionamento específica para tais serviços e para fornecedores e não irão interromper as atividades da sua oficina mecânica.

2. A ESTRUTURA DA EMPRESA COLETORA DE RESÍDUOS:

  • DOCUMENTAÇÃO AMBIENTAL VIGENTE: Após encontrar a empresa coletora que lhe atenda com um utilitário que não lhe vai causar maiores problemas dentro da sua oficina, agora é hora de verificar a documentação ambiental.

    Geralmente estas empresas devem obrigatoriamente apresentar uma Licença de Operações para coleta e transporte de resíduos, sejam eles reciclados e/ou contaminados com óleo, isto estará descrito neste documento.

  • FORMA DE DESTINAÇÃO FINAL QUE SERÁ DADA AOS RESÍDUOS COLETADOS:
    Todas as empresas que recolherem resíduos da sua oficina mecânica devem emitir o CDF - Certificado de Destinação Final para os resíduos coletados.

    Este documento lhe assegura que seus resíduos estão sendo encaminhados para um local adequado e nunca serão despejados em um lixão ou de outra forma não correta.

    Lembrando que por lei, você e a sua empresa, são corresponsáveis pela destinação final dos resíduos e caso este, de alguma forma causem algum dano ambiental, mesmo tendo sido encaminhados de forma correta.

    A forma mais adequada para a destinação final de resíduos contaminados é encaminhá-los para o coprocessamento, ou seja, seus resíduos serão queimados em fornos de fábricas de cimento e a fuligem gerada será incorporada ao cimento que é fabricado, terminado aí a sua corresponsabilidade.

  • OFERTA COMBINADA DE SOLUÇÕES: Visto o conjunto de resíduos recicláveis e contaminados, uma simplificação é necessária para otimizar o processo de coleta de resíduos.

    Uma sugestão, quanto a estrutura de empresa coletora de resíduos é que esta ofereça soluções para englobar a maior quantidade de resíduos e realizar a coleta em uma ou duas coletas mensais.

    Deste modo, haverá a redução de empresas coletoras e frequência de coletas menor.

    Recomendo esta forma para os resíduos contaminados e também recicláveis que não tenham expressiva valoração no mercado.


Vou continuar este assunto em outro artigo!

Mas "fica a dica"! Buscar empresas coletoras de resíduos que se enquadrem neste padrão.

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