CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL - PEGUE O SEU FOLDER

Folder Ambiental Conscientização



SEPARE SEUS RESÍDUOS CORRETAMENTE!

Você também é responsável por manter a qualidade ambiental em casa, na escola, na empresa e na sua cidade!

Pequenas atitudes aplicadas no dia-a-dia fazem a diferença para todos nós!

Simplesmente separar o seu lixo entre o que é reciclável e o que deverá ir para a coleta pública já é de grande valia para o planeta e para a nossa saúde.

Materiais separados e destinados para a reciclagem geram matéria prima para a indústria com menor custo que é reaproveitamento para o fabrico de novos produtos.

E o mais importante: reduz a extração de recursos naturais para a mesma finalidade.

Mas quando a destinação, que você dá, é para a coleta pública comum este material é invariavelmente destinado para um aterro sanitário e passa a ser um passivo ambiental ou um problema ambiental.


Faça a sua parte!
Faça download e imprima o folder ao lado e distribua para sua equipe de trabalho!





Atitude!

Repense os seus hábitos!

Antes de descartar "o seu lixo" lembre dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Antes de consumir produtos e serviços pense sobre o impacto ambiental do seu ato e multiplique este impacto pelo numero de colaboradores na empresa em que você trabalha, pela população do seu bairro ou da sua cidade.

Hoje a média diária de lixo gerado em uma cidade de porte médio é de 1 Kg por habitante, sem contar o esgoto sanitário.

Pense: Para qualquer produto estar à disposição para consumo foi necessário, basicamente, a extração de recursos naturais, transporte, combustível, água, fabricação, embalagens e muito trabalho.

Prefira sempre produtos produzidos na sua região!



Informe-se!

Além da atitude, informe-se para agir corretamente. Deste modo evitamos problemas ambientais e não desperdiçamos recursos naturais.

Apesar de toda a tecnologia envolvida na questão da reciclagem, ainda existem produtos que não são possíveis de serem reciclados economicamente, este é o caso do isopor, borrachas, fitas adesivas, embalagens de papelão com muita gordura ou óleo combustível, filtros de ar de automóveis, dentre outros.

Para citar o caso de filtros de ar de automóveis gerados na manutenção de máquinas e em oficinas mecânicas: Apesar do elemento filtrante ser derivado do papel, que é reciclado, incorpora-se a este papel outros elementos que evitam que o elemento filtrante se dissolva. No caso do funcionamento do automóvel é muito importante para que, no caso de muita umidade no ar, este papel se dissolva e vá parar no interior da câmara de combustão e com isto afetando o motor do veículo.

Já, no Reino Unido, já há reciclagem para produtos higiênicos como fraldas e absorventes femininos.

O melhor mesmo é buscar informação!



Lixo Gera Poluição!

O destino que você dá aos resíduos no momento do descarte muda a qualidade de vida de todos nós. Lixo é sinônimo de poluição!

Não se iluda, quando você deixa o saquinho de lixo na sua porta para ser coletado pela coleta pública ele não desaparece como por magia! O que acontece é que o material que você considerou como lixo e descartou na sua porta percorre um longo caminho até o aterro sanitário da sua cidade, caso exista, ou encontre um lixão a céu aberto!

Coleta Seletiva!

Caso não haja, na empresa em que você trabalha a conscientização ambiental, imprima o folder ao lado e distribua para os seus colegas e sempre utilize coletores específicos para cada tipo de resíduo. Observe as cores e a identificação em cada coletor. Nunca misture os resíduos!
E você sabe o motivo pelo qual existe a categorização por cores para os resíduos descartáveis? Principalmente para melhor identificar o que será destinado para reciclagem do que será descartado para a coleta pública ou para aterro industrial.

Outro motivo importante é que cada material separado na origem, como você faz no seu local de trabalho, não se perca já na coleta realizada pela equipe de limpeza, ou seja, novamente se misturam com outros materiais diversos !



Poupe Recursos Naturais!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse somente o que lhe fosse necessário não não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." Mahatma Gandhi.

Portanto, no seu momento de compra, imagine todo o caminho percorrido, desde a extração do(s) recurso(s) até a logística para estar naquela prateleira do mercado.
Pense também que além do que realmente vocês está comprando, você estará levando para casa, no mínimo, também uma embalagem que deverá ser descartada e não poderá ser um prejuízo para o meio ambiente.



O que é Sustentabilidade?

É quando podemos ver, sentir, tocar numa árvore, comer uma fruta, respirar ar puro, tomar a água límpida e deixar tudo disponível para que as futuras gerações possam sentir, comer, tocar, beber e respirar o mesmo ar puro que um dia tivemos para nós." Autor desconhecido.

A sustentabilidade carrega o conceito do desenvolvimento humano de forma holística e benéfica para todos sob o ponto de vista de três pilares básicos: Social, Ambiental e Econômico aonde há uma interação harmônica de crescimento e desenvolvimento.

Contatos: (41) 3598.6964 (41)99956.9964 [email protected]
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa