Veja a Transformação de Uma Oficina Mecânica com Qualidade!



A metodologia dos 5 Sensos da Qualidade é fruto das observações feitas pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, que aperfeiçoou o modelo da educação dada aos filhos nas famílias japoneses, para também ser  poderia ser aplicado na reconstrução das indústrias japonesas arrasadas após a II Guerra Mundial.

É Fácil Aplicar os 5 Sensos da Qualidade na Sua Oficina Mecânica!
<<< Antes de continuar a sua leitura assista a apresentação ao lado!
Você irá se surpreender com a facilidade de se aplicar a técnica dos 5S´s.

No final deste artigo pegue um cartaz para você aplicar os 5Ss na sua oficina!



Comece por você!

Este método pode ser aplicado em todas as áreas e atividades humanas.

Inicialmente, é importante que os 5 Sensos da Qualidade sejam aplicados seguindo a ordem a: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Autodisciplina!




1. SENSO da UTILIZAÇÃO:
LIBERE A SUA ÁREA DE TRABALHO, COMEÇE POR SUA MESA!

O Senso da Utilização presta-se a evitar que "as coisas" poluam o ambiente e interfiram ou desviem sua atenção da sua atividade principal.

Use este senso para tornar o ambiente de trabalho mais amplo, confortável, prático e que estimule a entrada do novo e da criatividade.

Trata-se em verificar o que realmente são importantes para a execução das suas atividades e decidir qual o destino para os objetos que não tenham mais utilização ou uso menos frequente.

A ideia é praticar o desapego e o descarte!

Ao final da aplicação deste senso, acredito que você tenha definido duas categorias de "coisas"!

A primeira é das "coisas" que têm real necessidade para a execução do seu trabalho, que são usadas com frequência ou nem tanto assim mas tem utilidade as quais serão tratadas no próximo senso.

Já as coisas classificadas na segunda categoria, passarão por uma triagem interna. Caso estes objetos estejam em boas condições de uso ou possam ser recuperados, veja com as pessoas com quem você compartilha o espaço de trabalho se elas precisam e queiram receber estes objetos.  Caso negativo, e se estes objetos são úteis, mesmo que esporadicamente, para a empresa, envie-os para um almoxarifado.

Portanto, está resolvido: siga o bom senso, as orientações da sua empresa e as normas ambientais e DESCARTE!




2. SENSO DA ORGANIZAÇÃO:
A IDEIA É FACILITAR O ACESSO A INSUMOS, OBJETOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO!

Você já colocou a "mão na massa" aplicou o primeiro senso da utilização e decidiu o que irá ficar ou sair da sua área de trabalho!

Agora, neste segundo senso, pretende-se evitar qualquer ação desnecessária que atrapalhe o bom andamento dos trabalhos ou cause prejuízos e desperdícios, principalmente de tempo.

Pense assim: O que realmente eu preciso que deve ficar perto das minhas mãos para facilitar/agilizar o meu trabalho.

Voltando à primeira categoria de "coisas" selecionadas no primeiro senso, estas deverão ser organizadas da melhor forma sobre a sua mesa ou bancada de trabalho ou dentro de gavetas para rápido acesso, ou no caso de "coisas" que não se utilizam com muita frequência organizá-las em armários perto de você.

Este senso envolve o trabalho com a equipe.

Quando algumas ferramentas tem uso em comum, combinar com todos o melhor local de armazenamento e um sistema simples de identificação de quem esteja utilizando o objeto ou a ferramenta. Utilize também na aplicação deste senso a identificação dos locais e dos objetos.




3. SENSO DA LIMPEZA:
SE SUJAR LIMPE! SIMPLES ASSIM.

Este senso trata da limpeza do ambiente e dos equipamentos.

Todas as pessoas trabalham melhor em ambientes limpos e agradáveis, bem como com equipamentos e instalações em bom estado de funcionamento.

Limpeza tem a ver com a disponibilidade de coletores para a separação de resíduos recicláveis e para aqueles com contaminantes, como o óleo combustível, ou para o lixo que será destinado para a coleta pública.

Limpeza tem a ver com o uso correto de equipamentos elétricos ou eletrônicos corretamente ligados na rede elétrica sem o uso de adaptadores e ou extensões.

Limpeza tem a ver com manutenções preventivas de equipamentos para evitar interrupções no trabalho, é a capacitação sua e dos demais para a operação de equipamentos, é a economia de insumos, de energia elétrica e da água!

E, tão importante quanto a ação de limpar, é não sujar!




4. SENSO DA SAÚDE:
QUANTOS COPOS DE ÁGUA VOCÊ JÁ TOMOU HOJE?

O Senso da Saúde trata de você e das pessoas com quem você se relaciona no dia-a-dia.

Facilita as relações interpessoais e cria um ambiente cooperativo e facilitador.

Pense na ergonomia do local, na ventilação, no uso da iluminação natural, a correta utilização de produtos químicos, no o uso dos devidos EPI´s.

Neste senso, reveja as interações humanas no trabalho, se o trato com as pessoas está sendo adequado, harmonioso, respeitoso e inspira a criatividade e o desenvolvimento da equipe.

Este senso previne os acidentes e eleva o nível de satisfação de todos.



5. SENSO DA AUTODISCIPLINA:
RESPONSABILIZE-SE PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS E PESSOAIS.

Assuma o compromissos de manter os quatro sensos anteriores.

Isto fará com que você e sua empresa façam: MAIS, MELHOR E COM MENOS!

MAIS PRODUÇÃO, COM MELHOR QUALIDADE E COM MENOS ESFORÇO!



Cartaz 5 Sensos da Qualidade



Contatos: (41) 3598.6964 (41)99956.9964 [email protected]
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa